segunda-feira, 30 de outubro de 2006

COMUNICANDO JESUS NA WEB

Comunicando Jesus na Web

“E disse lhes Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura.” Marcos 16:15

Comunicar Jesus a todos, em todos os lugares exige um imenso esforço de estabelecer uma comunicação eficaz com os mais diferentes contextos, as mais diversas culturas e suas peculiaridades preferenciais e convicções.

Essa missão exige encontrar as pessoas em cada recanto da terra. Muitas vezes exige que se viaje milhares de quilômetros para encontrar apenas uma família, enfrentando não simplesmente barreiras geográficas, mas também todas as implicações políticas, sociais e culturais intrínsecas a cada uma delas.

Hoje estamos em um mundo um pouco diferente, com uma sofisticada tecnologia do setor de comunicação, mas temos a situação das pessoas isoladas na quase impenetrável aglomeração urbana. Trancadas em seus condomínios e apartamentos, elas permanecem quase inacessíveis. Podemos comparar ao fenômeno que os cientistas denominam de “encasulamento”. Amedrontadas pela violência das grandes cidades e/ou em busca de maior conforto, as pessoas equipam seus lares com toda a sorte de aparatos para diversão e entretenimento e evitam ao máximo sair de casa. São residências dotadas de aparelhos que transformam ambientes domésticos em verdadeiros cinemas, academias de ginástica, centros de diversão eletrônica e obviamente sem se esquecer da Internet, a janela virtual para o mundo.

É neste amplo e complexo mundo que se deve desenvolver a missão que nos foi dada, “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.”

“Ide” não é apenas uma ordem, mas é um plano de ação para aqueles que estão no processo de ir.

Na ordem de Jesus registrada em Marcos 16:15, distinguem-se os seguintes elementos:

a) O campo de atividade para a evangelização – O mundo inteiro;
b) O Alvo a ser atingido – O homem;
c) A tarefa específica a ser cumprida – A pregação do evangelho.

Deus não exige que tenhamos grande quantidade de conhecimento bíblico ou que entendamos todas as dicas sobre a arte da pregação para nos usar na obra. Devemos nos entregar humildemente a Deus para o serviço e Ele irá nos aperfeiçoar e capacitar enquanto formos despertando os dons e talentos que deu a cada um de nós.

O mundo mudou. A sociedade e as pessoas também estão mudando velozmente. E para alcançá-los todos precisamos assimilar, investir e empregar novas tecnologias que ampliem o alcance da difusão da mensagem.

Deus nos deixou a ordem de ir e pregar o evangelho a todo o mundo. Ele nos deixou a mensagem que devemos pregar, mas por Deus saber que o mundo sempre sofreria mudanças ele não deixou o método que devemos utilizar. Hoje com a tecnologia existente podemos comunicar Jesus através do rádio, da televisão e também através da Internet.

A Internet está crescendo cada vez mais e hoje não podemos estimar a quantidade real de pessoas que estão plugadas neste imenso mundo virtual.

“Se a Igreja deseja alcançar a Geração-Internet, necessita levar a mensagem aonde ela é lida, partilhada e discutida.” (Ray Dabrowski, Diretor de Comunicação da Conferência Geral).

A Internet pode ser utilizada para comunicar Jesus de várias maneiras em vários ambientes diferentes.

No dia 4 de novembro, de 2001, iniciamos nossa jornada Comunicando Jesus na Internet. Nestes cinco anos, a internet cresceu e amadureceu e os serviços e ferramentas de evangelismo também acompanharam essas mudanças.

Hoje, estamos lançando o Blog Comunicando Jesus, que será mais uma forma de apresentarmos informação e capacitação para que outras pessoas ajudem a comunicar Jesus na web.