quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Evangelismo Relacional

Lembramos de evangelismo quando ocorrem grandes campanhas de evangelismo em nossa igreja ou até mesmo no período de semana de oração e muitos pensam que só devemos evangelizar nas épocas das campanhas e muitas vezes ainda achamos que esse papel na igreja não é nosso e sim de outras pessoas.

Muitos possuem a idéia que evangelismo é só pregar nas praças, dar estudos bíblicos de porta em porta, sair convidando as pessoas para assistir uma série de conferências e outras atividades que você está pensando neste momento.

Já que fiz você pensar nisso. Não sei se você possui o dom de pregar ou dar estudos bíblicos para um desconhecido, mas se você não possui esse dom, provavelmente quando falam de campanhas de evangelismo que acontecerão em sua igreja, você já começa a procurar atividades diferentes para realizar naquele sábado, porque você não tem o dom de sair entregando folhetos de casa em casa, pregando ou ministrando um estudo bíblico.

Muitas vezes você fica até constrangido por não ter coragem de participar dessas atividades de evangelismo que acontecem pelo menos uma vez no ano em sua igreja. Se é que acontecem, pois ultimamente parece que muitos líderes ficam com medo de realizarem estas campanhas e terem o fracasso de ninguém comparecer para ajudar.

Quem possui esse dom de pregar, dar estudos bíblicos e entregar cartões, continue fazendo. Esse foi um dom que Deus deu pra você e não tenha medo de praticar esse dom, mas se você não possui esse dom, não fique triste, pois existem outras formas de você comunicar Jesus.
Estou falando sobre evangelismo relacional e antes que você pare de ler ou pense que é mais um modismo, quero mostrar que o evangelismo relacional foi usado por Jesus.

Existem exemplos na Bíblia que podemos apresentar como formas de evangelismo relacional. Uma abordagem interessante está no capitulo 4 de São João, onde Jesus pediu água para uma samaritana, quebrando uma rixa de Judeus e Samaritanos. Jesus deixou a mulher curiosa e logo nas primeiras indagações da mulher, Jesus conseguiu falar sobre a água viva e se você ler todo o capítulo perceberá que a mulher deixou suas obrigações e saiu convidando seus amigos para conhecerem Jesus. Seu testemunho instigou a fé dos samaritanos que se concretizou a ouvirem Jesus, mas outros acreditaram primeiro nela e depois em Jesus quando eles estabeleceram um maior contato... relacionamento pessoal.

Podemos fazer uma aplicação e dizer que o poço de Jacó, local onde Jesus pediu água para a samaritana é o nosso coração (lugar onde deve existir a água viva que Jesus falava). A cidade são as pessoas nos seus afazeres diários. A samaritana tinha que convencer todos a percorrer essa distância fisicamente para falar com Jesus e nós temos que fazer esse caminho espiritualmente (mostrando Jesus através de nossas vidas e de nosso testemunho e de nossa fé) com os nossos amigos. Alguns dizem que antes das pessoas se converterem a Jesus eles se convertem a você.

“Jesus em primeiro lugar fazia e depois ensinava. Precisamos viver a mensagem e depois comunicar ao nosso próximo.

Evangelismo não é uma atividade desempenhada pela igreja e sim um modo de vida. Os pastores precisam ser capacitadores dos membros e estes, então, misturam-se ao povo, como Jesus fazia, para alcançá-los através do amor e da mensagem de salvação.” Mencionou o Pr. Búllon em uma palestra referente ao evangelismo relacional.

No evangelismo relacional é essencial o relacionamento de amizade entre as pessoas, o nosso testemunho vale mais que as palavras e precisamos focalizar a necessidade de oração intercessora como forma de pedir ao Espírito Santo que atue na vida das pessoas que desejamos ver salvos.

No evangelismo relacional procuramos atrair as pessoas em pontos que elas mais gostam e sutilmente, suavemente, sem pressionar, sem hostilizar, sem intimidar e nem manipular as pessoas, com muita paciência, mas buscando sempre boas oportunidades para dar mais um passo para o encontro com Deus.

O grande êxito no processo de evangelismo relacional é que as pessoas convertidas são convertidas em discípulos para Cristo.

No contexto do evangelismo relacional a igreja pode ser considerada uma comunidade que provê o contexto para que as pessoas experimentem uma relação progressiva e crescente com Deus.
A ênfase da mensagem no evangelismo relacional deve ser uma relação verdadeira com Deus.

Uma das propostas de evangelismo relacionado apresenta quatro fundamentos:

1 – Relacionamento – Todos estamos conectados com outras pessoas. Algumas conexões são familiares, outras são fraternais e outras no contexto profissional. Os seus relacionamentos são a chave para o evangelismo relacional. Você começa com seus familiares, segue com amigos e companheiros e termina com vizinhos e conhecidos. As pessoas estão mais dispostas a escutar porque possuem um certo relacionamento contigo. Você precisa desenvolver e aprofundar essa relação com eles para que neste contexto aconteçam oportunidades para guiar a pessoa no processo de relacionamento com Deus.

2 – Seu Testemunho – Dizem que é mais fácil ir a China e falar de Jesus onde nada conhecem de você do que começar em sua própria casa, onde convivem contigo e sabem do seu mal gênio e de suas irresponsabilidades. O testemunho é fundamental no evangelismo relacional. As pessoas devem sentir motivadas a cerca de Cristo ao considerar a realidade de Sua obra na tua vida diária.

3 - O Evangelho – A mensagem do evangelho deve estar presente em sua conversa com as pessoas que deseja evangelizar. Tendo oportunidade, você deve comunicar as boas novas da salvação, contextualizadas nas Três Mensagens Angélicas do Apocalipse 14:6-12.

4 - A Oração – A oração intercessora por uma pessoa que esta aceitando a Cristo deve ser parte de nossa vida cotidiana. O que realmente marca a diferença na vida de uma pessoa é a obra de Deus em seu coração, por esse motivo devemos constantemente interceder pela intervenção divina na vida dos interessados.

A oração também pode ser uma forma de aproximação nesta forma de evangelismo, mas este contexto ficará para outro artigo.

As grandes campanhas de evangelismo dão resultado e possuem seu lugar no processo de evangelizar, mas se você perguntar para uma boa parte dos batizados durante este ano, você irá descobrir que eles conheceram Jesus através do contato de um amigo. São raras as pessoas que vão para uma campanha de evangelismo sem antes serem convidadas por um amigo.

Nós temos um papel muito importante que precisa ser realizado diariamente. Quando formos o que Cristo quer de nós, às pessoas a nossa volta vão querer ter aquilo que temos.

Desejo que o seu relacionamento e testemunho leve as pessoas a terem um relacionamento real com Cristo.

No momento estou pesquisando de que forma a internet pode ajudar no evangelismo relacional. Se você desejar compartilhar suas idéias, poste um comentário.