segunda-feira, 13 de novembro de 2006

OS BLOGS E A PREGAÇÃO DO EVANGELHO

Os blogs e a pregação do evangelho

Uma breve história dos blogs

Em 1999 foi criada uma ferramenta que impulsionou o fenômeno dos diários pessoais na internet. Em julho, a empresa Pitas criou o primeiro software grátis, e em agosto o norte-americano Evan Williams, da empresa Pyra Labs, criou uma ferramenta semelhante, o Blogger (www.blogger.com), que revolucionou a criação e postagem de páginas pessoais na rede.

Outros softwares, como o Weblogger, foram desenvolvidos, transformando radicalmente a alma da internet, trazendo velocidade na criação, postagem e atualização dos ciberdiários, democratizando o acesso de não-especialistas em linguagens como html, ftp, etc.

Além de ser fácil de usar, os softwares são gratuitos e o conteúdo postado não passa por qualquer tipo de censura. Para usar a ferramenta não é necessário baixá-la no micro – usa-se diretamente em qualquer computador conectado à internet, seguindo as orientações dadas:

1. Preencher cadastro
2. Criar título e fazer descrição do blog
3. Escolher o endereço (ex.: nomeescolhido.blogspot.com)
4. Escolha dos templates oferecidos
5. Escrever e postar

Origem do termo

O termo weblog foi cunhado em dezembro de 1997 por John Barger, editor do Robot Wisdom Weblog, quando os textiblogs começavam a despontar. Com o uso, o termo foi reduzido para blog e o dono do diário passou a ser chamado de blogger (blogueiro).

Dave Winer, em The History of Weblogs, define os blogs como “um tipo de tour continuo através de um guia humano que você já conhece. ... Freqüentemente atualizados num tipo de improvisação em tempo real, os blogs apontam para eventos interessantes, páginas, histórias e acontecimentos em qualquer lugar na web”.

Os blogs são um tipo revolucionário de jornalismo, porque são feitos por amadores e leigos. A internet dá, assim, ferramentas para que pessoas comuns produzam o próprio conteúdo noticioso, independente das empresas do ramo, bem aos moldes dos fanzines e jornais mimeografados das décadas de 1970 e 1980.

Os “blogs de filtragem” se apresentam com características mais interativas com as notícias. Muitos blogueiros não se contentam em apenas garimpar links interessantes na rede, mas adicionam suas próprias impressões, através de comentários.

Diários íntimos

Além dos “filtros de notícias”, há os blogs do tipo diários íntimos. O blogueiro conta o seu dia-a-dia, faz confissões, desabafos, bem aos moldes do diarismo tradicional. Esse uso também é facilitado pela estrutura de registro do blog, com datas que se sucedem.

Alguns desses blogs fizeram tanto sucesso que acabaram virando livro, como é o caso do blog da garota de programa conhecida como Bruna Surfistinha, que publicou o seu O Doce Veneno do Escorpião, por muito tempo na lista dos livros mais vendidos (infelizmente).

Em Livres por Natureza, o jornalista Paulo Bicarato diz que “as portas escancaradas de qualquer blog podem exibir desde críticas ácidas a determinados problemas sócio-políticos até baixarias (até então) impublicáveis. A liberdade internética inclui isso: cada um faz sua opção do que ver”.

Jornalistas da Gazeta Mercantil

Em outubro de 2001, os jornalistas da Gazeta Mercantil iniciaram um movimento de resistência durante a greve que deflagraram pelo pagamento de salários atrasados e de melhores condições de trabalho. O blog Jornalistas da Gazeta Mercantil funcionou como local onde as informações sobre o movimento grevista foram partilhadas.

Comunidades bloggers

A estrutura dos blogs permite que o usuário, além de publicar o que quiser, copie e cole links na sua página. Isso tem favorecido a interligação dos blogs, formando verdadeiras comunidades na web. No Brasil, os blogs foram aparecendo lentamente no início de 2000 e já no fim daquele ano começavam a se formar as comunidades blogueiras que estão ativas até hoje.

“Quem acompanha o weblog de um invariavelmente acaba se deparando com comentários sobre o do outro. Alguns são pessoas que se conhecem há anos. Outros, gente nova que ao lançar o blog acaba se reunindo ao grupo”, observa o jornalista Pedro Dória, em Blog, Blog, Blog.

Crescimento do uso dos Blogs

Hoje o mundo já ultrapassou a casa dos 57 milhões de blogs e registra o crescimento de 100 mil novos blogs por dia, segundo o estudo “Estado da Blogosfera” realizado pelo sistema de busca Technorati, referente ao terceiro trimestre de 2006.
O aumento da blogosfera também levou à publicação de cerca de 1,3 milhão de posts por dia durante o trimestre, média de mais de 54 mil novos textos por hora em toda internet.
O português continua como sétima língua mais usada em diários virtuais com 2% da blogosfera, empatada com russo e italiano, e precedida por espanhol (3%), chinês (10%), japonês (33%) e inglês (39%).


O bom uso da internet

Em Habacuque 2:2, Deus manda que o profeta escreva a visão de maneira bem legível. Ellen White afirma que “devemos utilizar todos os meios possíveis para levar a luz diante do povo” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, pág. 36), e que alguns novos métodos de pregar o evangelho seriam utilizados com o passar do tempo (Evangelismo, pág. 105).

Os blogs se encaixam bem no espírito dessas citações, uma vez que são espaços de divulgação livre de idéias e de leitura rápida.

www.michelsonborges.com

Pensando nesses textos e avaliando o potencial dos blogs, o jornalista Michelson Borges criou, em outubro de 2005, o blog www.michelsonborges.blogspot.com, depois registrado sob o domínio www.michelsonborges.com. Com a colocação de um link do blog no site www.advir.com.br (um dos sites adventistas com maior número de acessos no Brasil), a média diária de visitas cresceu muito e o blog acabou se tornando conhecido na comunidade adventista.
Em junho e julho de 2006, o blog recebeu o prêmio destaque do site www.blogueiros.com, o que lhe deu maior visibilidade fora da comunidade adventista. Em setembro de 2006, a média diária de acessos estava em torno de 400, com um número total de acessos em mais de 70 mil.

Linha editorial

O blog www.michelsonborges.com publica e analisa textos relacionados com mídia, ciência e religião, com destaque para notícias que confirmam a veracidade do relato bíblico (especialmente os sinais da volta de Jesus) e os escritos de Ellen White – uma prova de que é possível pregar o evangelho com as ferramentas do jornalismo.

Blogs e mais Blogs

Um dos primeiros Blogs com algum vínculo religoso que visitei foi o "Ele Deu a Vida Por Você" de uma jovem de Petrolina - PE. Ela inscreveu o blog no Prêmio Comunicando Jesus na Web - Edição 2005. O blog desta jovem é um blog estilo diário, uma mesclagem de textos pessoias, poesias, mensagens motivacionais e mensagens que falam de Jesus. Resumidamente seria um blog com mensagens do que ela mais gosta: viver a vida com Jesus.

Aos poucos alguns amigos foram criando blogs que chamo de "Blogs Profissionais" como é o caso do Blog "Mídia, Ciência e Religião" do jornalista Michelson Borges e "A Influência da Mídia" do publicitário Manassés Queiróz.

Blogs e mais blogs foram surgindo. Estou iniciando o meu blog, onde já existe link para vários blogs interessantes e com conteúdo que agregam valor a vida de um cristão.

Lançamento do Blog Comunicando Jesus na Web

O uso de blogs vem se tornando uma excelente opção de evangelismo na internet e com o objetivo de somar forças ao evangelismo via blog, o site Comunicando Jesus na Web está lançando o Blog Comunicando Jesus.

Em breve, estaremos criando um espaço para divulgação do Blog Comunicando Jesus e também de blogs cristãos no site http://www.comunicandojesus.net/

Este artigo foi publicado pelo jornalista Michelson Borges, mestrando em Teologia e mantenedor do blog www.michelsonborges.com . Foi acrescentado ao artigo do Michelson os itens “Crescimento do uso dos Blogs” , "Blogs e mais Blogs" e “Lançamento do Blog Comunicando Jesus na Web”.

2 Comments:

At 02:34, Anonymous Anônimo said...

Eu gostaria que divulgasse o meu blog no Comunicando Jesus na WEB. Meu objetivo é falar sobre Jesus a mais pessoas e não somente aqueles amigos do meu Orkut.
Ficaria imensamente feliz, se isso fosse possível. Poderia divulgar as postagens que fosse mais interessantes, visto que meu blog tem fotos da família.Eu poderia restruturar só com mensagens espirituais.
Aguardo resposta.
E-mail: profe_joel@yahoo.com.br
Um grande abraço!

 
At 03:23, Anonymous Anônimo said...

o que eu estava procurando, obrigado

 

Postar um comentário

<< Home